Esse texto nos mostra claramente que Deus nos ama independente da nossa ação, porém Deus condena de forma dura o pecado e nos deixa sofrer as conseqüências que os nossos pecados nos trazem, hoje, veremos em palavras que nos provam isso biblicamente a ira de Deus contra o pecado:
- Deus condena Jerusalém (vv 12-15): Deus fala a Jerusalém os sofrimentos que ela tem e o porque de tanto sofrimento, Jerusalém tinha se tornado uma cidade com muitos pecados, tantos que o próprio Deus a atacou com força, Deus deixara que Jerusalém fosse atingida pelos seus erros, pois, se a cidade se voltasse a Ele, certamente não estaria sofrendo tais conseqüências, observamos ainda nesse texto, que Deus age dessa forma para fazer com que ela dependa apenas dEle, por isso enfatiza em todo o tempo que as dores de Jerusalém não podem ser curadas, que não haveria ninguém que tomasse sua causa para defesa e que realmente essa cidade estaria condenada. Deus fala que as pessoas que sempre disseram que a amava esqueceram dela e nem sequer perguntavam dessa cidade, mas tudo isso porque ela começou a sofrer essas conseqüências, Jerusalém não obedecera a Deus, saíra de seus estatutos e agora sofria com enfermidade, abandono e ira.
O mais interessante nessa passagem que a semelhança com os dias de hoje é tremenda, vamos pensar:
- Do mesmo jeito que somos bombardeados com todo tipo de programa ruim, que conduzem ao pecado e que são moralmente incorretos na televisão e na Internet, temos, em um número bem grande também, programas e sites evangélicos e que levam a Palavra de Deus para as nossas casas, mas pensemos aqui: No horário da novela está passando um programa evangélico na tv, qual é a nossa tendência (sem hipocrisia)?
- Temos a Bíblia, Palavra de Deus à nossa disposição, mas lemos qualquer outra coisa e não a Palavra de Deus (temos facilidade pra ler tudo, menos a Bíblia).
- Assistimos coisas indevidas (muitas vezes) com o argumento furado de que estamos aprendendo o que não se deve fazer e o pior (talvez isso não aconteça aqui), mas muitos pecam dizendo que estão adquirindo experiência, não é absurdo?
As pessoas dão mais importância para as coisas supérfluas do que para as que realmente interessam. Precisamos colocar Deus em primeiro lugar em nossas vidas, em todos os aspectos, não só no que nos interessa.
Deus está falando ao meu coração que alguns de vocês precisam inverter seus valores, precisamos buscar primeiro o Reino de Deus. Quer receber de Deus? Doe a Ele, mas doe a sua vida, pois, quando sua vida estiver em poder dEle, Ele próprio te dará a saída.
- Deus mostra que ama Jerusalém (vv 16-22): Deus mostra o Deus de amor que Ele é a Jerusalém, como já mostrado antes, Deus deixa que Jerusalém sofra as conseqüências para que ela se torne dependente dEle e quando ela é limpa Deus começa a mostrar o que Ele, como Pai de amor que é, vai fazer com ela:
- Fala que vai vingá-la (v 16).
- Fala que restaurará a saúde (que era incurável) e a moral (v 17).
- Fala que reedificará a cidade (v 18).
- Fala que restaurará o Povo e o multiplicará (verdadeira prosperidade) e desse povo sairá o louvor não por obrigação, mas por alegria, com júbilo (v 19).
- Fala que os filhos voltarão ao primeiro amor (serão como os da antiguidade) e a congregação será confirmada perante Ele e ainda será protegida (v 20).
- Serão um Povo tão abençoado que terão o governante de si próprios que será abençoado pelo próprio Deus e ainda será muito próximo a Deus (v 21).
- Eles serão Povo dEle e Ele será seu Deus, Aleluia (v 22).
Pensa nisso, meu amado (a), Deus quer fazer coisas tremendas com você quer te proteger de todo o mal, quer abençoá-lo, com saúde e moral, quer reedificar sua vida, quer te dar bênçãos multiplicadas e quer, principalmente te chamar de povo meu e ouvir de ti que Ele é o seu Deus.
Concluindo: Deus te ama e quer (além de merecer) ocupar o primeiro lugar em tudo na sua vida, como recompensa, Ele promete todas essas coisas que vemos aqui, Ele quer ser o único Deus em sua vida e quer fazer dessa vida, uma vida tremenda e abundante, foi isso que Ele fez à Jerusalém e fará a você também, desde que você o tenha como Deus supremo e Senhor da sua vida.
Fonte: http://dionei.spaceblog.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário